Jesus, o modelo de Pastor por excelência
Jesus apresentou-se a si mesmo como modelo de pastor e líder. Ele disse: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas" – Jo 10:11. Mais adiante Ele diz: "Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem a mim" Jo 10:14.
Aprendamos com Jesus o Sumo Pastor, como age o verdadeiro pastor e líder:
- Busca o suprimento pleno das ovelhas – "O Senhor é o meu pastor e nada me faltará" – vs. 1.
- Preocupa-se em dar alimento de qualidade – conduz as ovelhas ao repouso em "pastos verdejantes" vs. 2. A qualidade do alimento é fundamental para a saúde do rebanho. O líder de excelência se prepara e se esmera na Palavra. Ele busca transmitir com fidelidade a mensagem de Deus. Ele estuda e recebe revelação do Espírito em oração.
- Conduz a lugar de unção – As águas de descanso – vs. 2b. águas aqui falam de unção do Espírito Santo. O Espírito Santo também tem como símbolo a água. O líder tem que conhecer o caminho que leva as águas de descanso, o caminho da unção, pois a igreja não bebe só do conhecimento por ele adquirido, mas também da essência de Deus contida em seu próprio espírito, como Elizeu que recebeu porção dobrada do Espírito que Deus havia derramado sobre a vida de do Profeta Elias.
- Dedica-se a saúde emocional do rebanho – ovelhas sofrem, se cansam são entristecidas por circunstâncias adversas. As pessoas são mais do que números, elas têm coração, alma, sentimentos. Por isso ele procura "refrigerar a alma". vs. 03.
- Estabelece um caminho de santidade – o caminho para conduzir os liderados não pode ser um caminho largo de permissividade, mas um caminho estreito de santidade. A expressão "guia-me pelas veredas da justiça" fala desta direção. Vida justa, no linguajar bíblico, é uma vida separada do pecado. E a própria vida do líder tem que ter esse referencial, ele vai à frente, trilhando esse caminho com os seus seguidores.
- Está presente nos momentos difíceis – Pastorear, liderar exige estar presente em momentos difíceis. Uma ovelha suprida diz: ainda que eu ande pelo vale da sombra morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo. O líder tem que estar disposto a abrir em alguns momentos do seu conforto para socorrer ao que está passando talvez por enfermidade, luto, ou forte provação.
- Usa do amor e da disciplina com equilíbrio – nas mãos do bom pastor há uma "vara e um cajado" vs.4b. estes dois elementos trazem consolo ao rebanho. O líder aprovado exorta, admoesta e ensina o caminho aos seus liderados. A vara é para corrigir e não para punir ou ser usada como instrumento de vingança. 1 Pd. 05:02,03.
- Fortalece as ovelhas para a guerra espiritual – "Preparas-me uma mesa na presença dos meus inimigos. Ungis-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda" vs. 05. A guerra espiritual é uma realidade que todo crente tem que enfrentar e faz parte do papel de um líder prepará-los para ela. O pastor e o líder alimenta e fortalece as ovelhas quando elas estão diante de seus inimigos. Entra com elas na guerra e procura prover-lhes do necessário para a vitória.
Texto adapitado por Magno Abraão
Pastor da IBE Recanto
Vice-Presidente Ministério Batista Ebenézer
CONTINUA...
0 comentários. Deixe seu comentário aqui!:
Postar um comentário