Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência. Jeremias 3:15
Na
obra de Deus todos os líderes são também convidados a apascentar o
rebanho do Senhor, a exemplo do conselho dado por Deus a Moisés por
intermédio de seu sogro Jetro – Êx. 18:21-23.
A tarefa de apascentar desenvolvida pela liderança deve ser exercida de acordo com o modelo estabelecido por Jesus. Para os ímpios liderar tem haver com adquirir status, exercer domínio, ostentar poder. Os homens sem Deus buscam a liderança para, baseados nela, serem servidos pelos outros. Jesus, entretanto disse o seguinte a esse respeito: "Sabeis que os que são reconhecidos como governadores dos gentios, deles se assenhoreiam e que sobre eles os seus grandes exercem autoridade; Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva" Mc 10:42-43. Jesus não apenas ensinou esta verdade, mas praticou. Liderou os seus seguidores servindo-os, levando-os através do discipulado e antes de enfrentar a cruz deu-lhes uma lição inesquecível. Tomando uma toalha, cingiu-se e surpreendeu a todos, lavando-lhes os pés e, depois acrescentou: "Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. Ora, se eu sendo o Senhor vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior que do que seu Senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes". – Jo 13:13-17.
Todo líder precisa ter o mesmo sentimento de Cristo – "Tende em vós o mesmo sentimento que houve..." Fil. 2:5-9
Todo líder precisa servir em todos os níveis – a Palavra nos ensina a servir e honrar os líderes que estão sobre nós. Alguns dos grandes homens de Deus na Bíblia só chegaram a um lugar de destaque depois de demonstrarem a capacidade de servir fielmente aos seus superiores. Josué serviu a Moisés, Elizeu serviu a Elias, Davi serviu a Saul, os Apóstolos serviram a Jesus. O líder deve ser honrado. O que não deve acontecer é o líder buscar honra para si.
Todo líder é chamado para auxiliar no pastoreio do rebanho da seguinte forma:
- Fortalecendo as ovelhas fracas – Jesus nunca desistiu dos seus discípulos, antes os encorajou, cobriu de oração e dedicou-se pessoalmente a desenvolver neles a estrutura de homens maduros.
- Curando as ovelhas doentes – Ovelhas adoecem. Como pastores e líderes teremos que interferir em relacionamentos quebrados, edificar a auto-estima perdida por alguém ou simplesmente emprestar o ombro para consolar um irmão que está enfrentando uma grande perda na vida. Um líder aprovado não abandona os seus liderados quando eles não estão bem.
- Buscando a ovelhas perdidas – o líder deve preocupar-se com aqueles que não estão congregando. Isso fala do evangelismo, pois o líder sempre será alguém que conquista vidas com o seu testemunho e proclamação do evangelho "Jo 17:12"
Texto adapitado por Magno AbraãoPastor da IBE RecantoVice-Presidente Ministério Batista Ebenézer
CONTINUA...
0 comentários. Deixe seu comentário aqui!:
Postar um comentário