terça-feira, 24 de maio de 2011

O SOM DA TROMBETA


“Além disso, se a trombeta não emitir um som claro, quem se preparará para a batalha?” 1 Co 14:8

O apóstolo Paulo usou a trombeta militar romana como uma metáfora para a batalha espiritual. Josefo, historiador do primeiro século, escreveu que o exército romano não fazia nada que não fosse determinado pelos sinais do toque das trombetas. Ele listou três sons de trombeta específicos, e todos eles podem ser aplicados de maneira espiritual.

A primeira trombeta era sinal de preparação para a partida: “Quando chega o momento de se prepararem para sair do acampamento, a trombeta dá o toque”. Aqueles que crêem na Bíblia deveriam estas prontos para partirem rapidamente para qualquer campo de conflito, como lhes for ordenado, sempre dispostos a travar o bom combate da fé.

“Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas.” 1 Tm 6:12
“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.” 2 Tm 4:7

A segunda trombeta era o sinal para entrar em formação: “Então, as trombetas soam novamente para dar-lhes a ordem para estarem prontos para a marchar”. Nesse estágio, um crente deve estar totalmente vestido com a armadura de Deus. O Senhor que guerreiros adestrados, alinhados com outros, que lutarão com as ciladas do diabo.

“Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,” Ef 6:11

O som da terceira trombeta era a ordem para marchar: “depois, as trombetas emitem um som pela terceira vez, significando que eles devem partir”. Alguns sugerem que esta trombeta é equivalente à “última trombeta”, citada por Paulo em 1 Coríntios 15, relacionada ao Arrebatamento da Igreja:

“Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados.” 1 Co. 15:51-52

Essa trombeta também pode apontar para a decisão pessoal de um crente de se por em marcha para servir a Cristo, ficar de pé diante de todos as desafios do Reino de Deus, e estar disposto a suportar as dificuldades como um bom soldado. 

"Suporte comigo os sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus.” 2 Tm 2:3

Josefo também observou que, antes que o exército saísse em marcha, os soldados levantavam bem alto suas mãos direitas e gritavam em uma verdadeira fúria marcial: “estamos prontos!” Você está?
 
Por Peter Colón
Publicado na revista Chamada da Meia-Noite, maio de 2011, pag. 14.

1 comentários. Deixe seu comentário aqui!:

  1. A PAZ DO SENHOR PARA TODOS QUE VAO LER ESSE COMENTARIO, SEJA CRENTE OU NAO. MAS TENHO PLENA CERTEZA QUE AO LER ESSE DEPOIMENTO DEUS VAI TE TOCAR PROFUDAMENTE, PORQUE SOMENTE NO SENHOR JESUS EMCONTRAREMOS TODOS OS REMEDIOS PARA AS NOSSAS INFERMIDADES, SEJA ELA QUAL FOR.

    Fui ao hospital do Senhor fazer um "check-up" de rotina e constatei que estava doente. Quando Jesus mediu minha pressão, verificou que estava baixa de ternura. Ao tirar a temperatura, o termômetro registrou 40 graus de egoísmo.

    Fiz um eletrocardiograma e foi diagnosticado que necessitava de uma ponte de amor pois minha artéria estava bloqueada e não estava abastecendo meu coração vazio.

    Passei pela ortopedia, pois estava com dificuldade de andar lado a lado com meu irmão e não conseguia abraçá-lo por ter fraturado o braço, ao tropeçar na minha vaidade.

    Constatou-se miopia, pois não conseguia enxergar além das aparências.

    Queixei-me de não poder ouvi-lo e diagnosticou bloqueio em decorrência das palavras vazias do dia-a-dia.

    Obrigado, Senhor, por não ter me cobrado consulta, pela sua grande misericórdia. Prometo, ao sair daqui, somente usar remédios naturais que me indicou e que estão no Evangelho. Vou tomar diariamente, ao me levantar, chá de gradecimento; ao chegar ao trabalho, beber uma colher de sopa de bom dia; e de hora em hora, um comprimido de paciência, com um copo de humildade.

    Ao chegar em casa, Senhor, vou tomar, diariamente, uma injeção de amor e, ao me deitar, duas cápsulas de consciência tranqüila. Agindo assim, tenho certeza de que não ficarei mais doente e todos os dias serão de confraternização e solidariedade.

    Prometo prolongar este tratamento preventivo por toda a minha vida, para que quando eu for chamado, possa ser achado digno de ser Seu filha. Obrigado senhor, e perdoe-me.

    "Todos nós vivemos devorados pela necessidade de sermos amados, mas temos medo da insegurança de amar."
    UM ABRAÇO A TODOS OS IRMÃO DESTA IGREJA MARAVILHOSA, ONDE DEUS FALA PROFUDAMENTE COMIGO AOS NOS CULTOS DE SEXTA E DOMIGO. MAS UMA VEZ OBRIGADA MEU DEUS POR TUDO.
    EUZIQUIA.

    ResponderExcluir